Medina tenta quebrar tabu de nunca ter vencido etapa da WSL no Brasil

Esportes

Por Redação do ge

Dono de três títulos do Circuito Mundial da WSL, Gabriel Medina busca quebrar um incômodo tabu em 2023. Mesmo com o vasto currículo de 18 títulos em etapas na elite do surfe mundial, o paulista de 29 anos nunca sentiu o gosto de vencer uma etapa do WCT no Brasil. Medina participou do Rio Pro em nove oportunidades – cinco na Barra da Tijuca e quatro em Saquarema. Até o presente momento, as melhores colocações do tricampeão mundial foram os 3º lugares de 2013 e de 2016.

Gabriel estreou no Rio Pro 2023 na última sexta-feira. Ele ficou em segundo em bateria vencida por Yago Dora e terá que passar pela repescagem, contra o também brasileiro Samuel Pupo. A próxima chamada da etapa brasileira será na próxima quarta.

No ano passado, Gabriel não passou do round 2 ao ser eliminado pelo australiano Callum Robson

– Foi um campeonato muito bacana e valeu muito estar aqui. Tentei recuperar a confiança e me arriscar mais. Era o campeonato que eu precisava vencer, mas acabei sentindo uma lesão, agora é cuidar do joelho e me recuperar o mais rápido possível. Senti muito a dor da pancada, segui na bateria, mas foi difícil – disse Gabriel Medina.

Não bastasse o decepcionante 17º lugar, a segunda pior colocação de Medina no Rio Pro, o surfista ainda sofreu séria lesão no joelho esquerdo em Itaúna, o que o tirou de boa parte da temporada 2022. Gabriel se machucou ao tentar um aéreo de backside. Depois da pancada, ele sentiu muita dor no local, mas seguiu na bateria contra Callum Robson, que venceu o confronto por 15.57 a 10.37.

Ao deixar o mar, Gabriel foi direto para o departamento médico do Rio Pro onde buscou atendimento. O surfista recebeu uma aplicação de gelo e analgésico no local e deixou o palanque de competição mancando. 

Apesar do jejum na elite, Medina já venceu uma etapa do Circuito Challenger em Saquarema. O feito ocorreu em novembro do ano passado. Atualmente o Challenger é válido como divisão de acesso ao Circuito Mundial. 

Após 10 anos de ausência, o Rio Pro voltou a fazer do calendário da WCT em 2011. Nos primeiros anos do retorno, o palco principal da competição ficava montado no Postinho, na Barra da Tijuca. Em 2017, porém, a competição se mudou para Saquarema, não acontecendo nos anos de 2020 e 2021 devido à pandemia da Covid-19.

Histórico de Gabriel Medina no Rio Pro

  • 2012 – 25º lugar – eliminado por Peterson Crisanto (BRA)
  • 2013 – 3º lugar – eliminado por Adriano de Souza (BRA)
  • 2014 – 13º lugar – eliminado por Travis Logie (AFS)
  • 2015 – 13º lugar – eliminado por Keanu Asing (HAV)
  • 2016 – 3º lugar – eliminado por Jack Freestone (AUS)
  • 2017 – 9º lugar – eliminado por Yago Dora (BRA)
  • 2018 – 5º lugar – eliminado por Wade Carmichael (AUS)
  • 2019 – 5º lugar – eliminado por Kolohe Andino (EUA)
  • 2022 – 17º lugar – eliminado por Callum Robson (AUS)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *