Gabarito Enem 2023: veja respostas extraoficiais das questões do 1º dia de prova

Notícia

Confira o gabarito extraoficial do 1° dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para as provas de linguagens, ciências humanas e redação.

Por G1

O gabarito extraoficial do 1º dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está disponível no g1 com respostas oferecidas pelos professores do Anglo (veja imagens abaixo). Além da letra que representa cada alternativa, confira também neste link as resoluções comentadas, que são as explicações para o motivo de cada opção ter sido a escolhida.

Gabarito da prova branca

Gabarito Enem 2023 extraoficial - prova branca — Foto: g1

Gabarito Enem 2023 extraoficial – prova branca — Foto: g1

Gabarito da prova azul

Gabarito Enem 2023 extraoficial - prova azul — Foto: g1

Gabarito Enem 2023 extraoficial – prova azul — Foto: g1

Gabarito da prova amarela

Gabarito Enem 2023 extraoficial - prova amarela — Foto: g1

Gabarito Enem 2023 extraoficial – prova amarela — Foto: g1

Gabarito da prova rosa

Gabarito Enem 2023 extraoficial - prova rosa — Foto: g1

Gabarito Enem 2023 extraoficial – prova rosa — Foto: g1

Tema da redação: trabalho invisível da mulher

Tema da redação 2023 do Enem anunciado pelo Inep — Foto: Reprodução

Tema da redação 2023 do Enem anunciado pelo Inep — Foto: Reprodução

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 é: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

Na avaliação de professores ouvidos pelo g1, o tópico é a “cara” do Enem por tratar de um problema social relevante e exigir uma boa proposta de intervenção.

“O aluno precisa ir atrás da relação de causas e consequências, principalmente porque o tema fala de desafios. É preciso pensar, então, nas causas que levam à invisibilidade desse trabalho”, afirma Daniella Toffoli, coordenadora de linguagens do Curso Anglo.

A professora do Anglo ainda comenta que:

  • “a mulher que cuida dos filhos e dos pais não é valorizada”;
  • “a sobrecarga com o trabalho fora e em casa, no geral, não é reconhecida pela sociedade”;
  • “a dupla jornada e as cobranças sociais são naturalizadas, ou seja, são vistas como normais”.

🗓️ Datas das provas

5 de novembro

  • 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);
  • 45 questões de ciências humanas; e
  • redação.

12 de novembro

  • 45 questões de matemática; e
  • 45 questões de ciências da natureza.

⌚ Veja os horários de aplicação (no fuso de Brasília):

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Término das provas no 1º dia: 19h
  • Término das provas no 2º dia: 18h30

O candidato só poderá sair com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos.

🖋️ O que levar no dia da prova

  • RG ou outro documento oficial com foto (documentos digitais também são válidos);
  • Álcool em gel;
  • Máscara de proteção facial (só não é obrigatória em locais que liberaram o uso em ambientes fechados);
  • Caneta esferográfica transparente com tinta na cor preta (leve pelo menos duas para o caso de uma falhar);
  • Cartão de confirmação de inscrição;
  • Lanche (ideal é levar alimentos que deem energia, como chocolates, castanhas e barras de cereal) e água em garrafa transparente (a embalagem não deve ter rótulo). O lanche poderá ser vistoriado pelo fiscal de sala.

Dica: Como são cinco horas e meia de exame, é recomendado que o candidato vá com uma roupa confortável e calçados que não o apertem.

Exemplos de documentos digitais de identificação que serão aceitos pelo Inep:

  • e-Título,
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital; e
  • RG Digital.

O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal — capturas de tela não serão válidas. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.

❌ O que não levar no dia prova

  • Telefones celulares, calculadoras ou qualquer equipamento eletrônico devem ser desligados e guardados no envelope porta-objetos antes de entrar na sala de provas. Caso algum som seja emitido dos aparelhos durante a prova, o candidato será eliminado;
  • Qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens;
  • Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros;
  • Bebidas alcoólicas, cigarro e/ou drogas ilícitas.

🚨 Atenção: O envelope porta-objetos, lacrado e identificado, deve ser mantido debaixo da carteira desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva do local de provas.

A partir das 13h (horário de Brasília), é permitido ir ao banheiro, desde que acompanhado pelo fiscal.