Primeira-dama afirma que pegou “carona” com ministros
Pleno.News
A assessoria da primeira-dama Janja da Silva confirmou que a esposa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viajou para São Paulo em um voo da FAB (Força Aérea Brasileira) junto do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes em um voo solicitado pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.
A equipe afirma que a socióloga tinha uma consulta ginecológica no estado e “viajou de carona”, para evitar gerar custos adicionais para a União.
– Janja tinha uma consulta na ginecologista e viajou de carona com os ministros, em um avião da FAB que já estava solicitado pelo ministro Lewandowski. Não tendo, então, custos adicionais para a União – disse a assessoria, em nota.
A informação foi revelada nesta segunda-feira (30) pelo colunista do portal Metrópoles, Igor Gadelha. De acordo com ele, a viagem aconteceu no último dia 13 de junho.
Ao todo, havia 12 passageiros a bordo. Entretanto, a FAB e o Ministério da Justiça não informaram quais outras pessoas estavam na aeronave. O voo partiu de Brasília às 9h15 rumo a Congonhas, São Paulo, onde chegou às 10h50.
O caso gerou críticas por parte do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). Para o parlamentar, o episódio é mais uma demonstração de “parcialidade sem limites” de Moraes, que julga o principal rival político de Lula, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no inquérito sobre um suposto golpe de Estado.
– Em meio ao julgamento político de Bolsonaro, e sem sequer demonstrar o mínimo interesse em disfarçar, o ministro Alexandre de Moraes simplesmente embarca em um voo da Força Aérea Brasileira ao lado de ninguém menos que a esposa do principal adversário político do ex-presidente: Janja. Fico imaginando o teor das conversas entre ambos ao longo da viagem. O nível de imoralidade e de parcialidade demonstrado por esse senhor não tem limites – queixou-se.