Jogador viaja 250km para realizar sonho de ter veículo antigo em sua garagem, faz enorme transformação, inclui logo personalizado e avisa: não o vende por nada; veja vídeo e fotos
Por Eduardo Rodrigues
A paixão por carros antigos fez Rafinha, do São Paulo, iniciar uma busca por um sonho: ter em sua casa um modelo Galaxie Landau 1979. No final do ano passado, enfim conseguiu, mas não era bem como ele imaginava.
Para encontrar o clássico dos anos 70, Rafinha teve que percorrer quase 250 km. Foi em Conceição dos Ouros, Minas Gerais, que o lateral-direito do São Paulo teve o amor à primeira vista. E engana-se quem pensa que o veículo estava todo equipado e vistoso. Muito pelo contrário.
O Landau estava em péssimo estado, com a pintura danificada e a parte mecânica quase toda comprometida. A situação era tão crítica que a relíquia teve que viajar de Minas a São Paulo em cima de um guincho.
Rafinha não queria ter o carro apenas de enfeite na garagem, e para isso não acontecer era necessária uma completa restauração. Foi o que ele fez.
No início desse ano, o jogador levou o carro até o Jardim Primavera, zona sul de São Paulo, e pediu ao restaurador Felipe Pinheiro que desse um jeito e deixasse o veículo “novo de novo”.
– O Rafinha não escolheu nada, só pediu para eu fazer (a restauração). Mantivemos a originalidade do motor e fizemos alguns reparos. Funilaria, pelo ano do carro (1979), tiveram algumas coisas. Nós fizemos toda parte de lataria antes, repasse, martelinho e fechamos com o envelopamento. Mantivemos a cor, restauramos o estofo, os cromos, troca de logo. Os detalhes todos – explicou Pinheiro ao ge.
O resultado final deixou Rafinha feliz. Assim que viu a máquina não hesitou: deu uma volta pelo bairro, sentiu o ronco do motor V8 tremer seus braços enquanto dirigia e teve a certeza de que tinha escolhido o carro certo.
– Esse (carro) combina comigo. Eu gosto de carro antigo, é meu xodó. Fazia tempo que eu estava procurando ele, agora consegui achar. Galaxie das antigas, Galaxy Landau 1979. Dei uma reformada e tá aí, fera – afirmou Rafinha.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2023/I/P/aExmrzS2aDtt57Z3kdTQ/dscn2111.jpg)
Pinheiro, restaurador do Landau 1979 de Rafinha, do São Paulo — Foto: Eduardo Rodrigues
Detalhe único
Quando Rafinha viu o Landau reformado pela primeira vez, teve uma surpresa. Felipe Pinheiro teve a ideia de colocar uma marca única no veículo para deixar bem claro que aquele era o verdadeiro carro do jogador – e que não haveria outro igual pelas ruas.
Nas laterais do veículo, Pinheiro adicionou um logo estilizado com um 13, número utilizado pelo jogador durante toda sua carreira e que virou até linha de produtos, como chinelos personalizados com a numeração e a marca de vinhos “R13 Wines”.
– O logo foi surpresa, na entrega me deu um estalo e optei por colocar esse logo aqui – conta o restaurador.

Música não pode faltar
É quase impossível pensar em Rafinha e não relacioná-lo também à música. Não foram poucas as vezes em que o jogador apareceu tocando seu cavaquinho, como na animada roda de samba após o título da Copa do Brasil em pleno gramado do Morumbi.
Em seu mais novo xodó, não poderia faltar um espaço destinado (e muito bem equipado) para o som. No veículo de 44 anos de idade, a grandiosidade das caixas de última geração chamam a atenção.

O sistema que faz as potentes caixas funcionarem também é moderno. O computador de bordo tecnológico para ter mais conforto foi um dos únicos pedidos de Rafinha.

Fechado para propostas
Nem adianta sonhar em fazer uma oferta para comprar a relíquia de Rafinha. O carro está fechado para qualquer proposta. O jogador já recebeu uma, mas nem cogitou abrir negociação.
Após a restauração, Rafinha recebeu uma oferta pelo dobro do que ele gastou (juntando a compra do veículo e a reforma). Por enquanto, não terá dinheiro que o fará vender seu xodó.
No momento, a única pretensão do atleta é seguir melhorando a performance e os detalhes do carro. Com mais um ano de contrato com o São Paulo, Rafinha terá um bom período no Brasil para desfrutar do veículo pelas ruas da capital paulista.

Veja mais fotos do Galaxie Landau 1979
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2023/a/Q/0ZIuCsSBaFE1rA6uv6pA/image00007.jpeg)

/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2023/H/E/KbaF8zQVmq42BQXSEj6Q/dscn2117.jpg)
Primeira placa do Landau 1979 de Rafinha, do São Paulo — Foto: Eduardo Rodrigues
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2023/3/y/Bpo4NMQSONB54a7epUDw/dscn2112.jpg)
Detalhe do Landau 1979 de Rafinha, do São Paulo — Foto: Eduardo Rodrigues
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2023/L/d/BV3wA9TAS2gWITcNL3PQ/dscn2096.jpg)
Motor do Landau 1979 de Rafinha, do São Paulo — Foto: Eduardo Rodrigues
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2023/P/8/BodULnTO6Q9qQyTCoTNg/dscn2076.jpg)
Landau 1979 de Rafinha, do São Paulo — Foto: Eduardo Rodrigues