Por Camila Alves e Eduardo Rodrigues — São Paulo
O Palmeiras ainda pode contar com Vitor Roque nesta janela de transferências, que fecha na sexta-feira, mas destravar o negócio depende de uma negociação complexa entre Barcelona, Real Betis e La Liga – entidade que gere o futebol espanhol e vetou a operação na última segunda-feira.
O Verdão havia chegado a um acordo com o Barcelona para adquirir o atacante em definitivo, com um contrato de cinco anos. A formatação previa encerrar o empréstimo ao Real Betis, inicialmente acertado até o meio do ano, e Roque seria registrado pelo clube catalão para efeitos burocráticos antes de ser transferido ao Verdão.
A La Liga, porém, vetou essa movimentação. No entendimento da entidade, ele precisaria ser devolvido ao Barcelona com a janela da Espanha aberta para concretizar a rescisão de contrato, e ela está fechada. Então haveria um descumprimento do Artigo 159.2 do regulamento da Federação Espanhola, que trata da transferência de jogadores.
Procurada pela reportagem, a La Liga afirmou que por enquanto não irá comentar o assunto.
Os clubes, por outro lado, se apoiaram no regulamento da Fifa para dar andamento à negociação.
A entidade permite o movimento desde que a janela do país para o qual o atleta vai se transferir esteja aberta – neste caso, a do Brasil. Chama a medida de “Technical Registration”, um “registro técnico” para efeitos burocráticos, quando o jogador não será utilizado pelo clube (o Barcelona), apenas registra-se a rescisão para finalizar a venda.
É a partir deste regulamento que o Barcelona pode tentar convencer a La Liga. A esperança de que esse movimento seja efetivo, porém, não é grande. Toda a burocracia precisaria ser resolvida até a sexta-feira, data limite para inscrições de jogadores na janela do Brasil.
Mesmo com o desejo do Barcelona em sacramentar a venda, a La Liga precisaria ceder, e isso não é das tarefas mais fáceis devido ao episódio recente envolvendo a inscrição de Dani Olmo, por causa do fair play financeiro. Foi contratado do RB Leipzig por R$ 340 milhões na cotação da época e impedido de atuar após a entidade entender que o Barça não havia cumprido as regras financeiras.
Uma das alternativas discutidas ao longo do processo por Roque, aliás, era de realizar a operação por meio de um empréstimo através do Betis, mas por questões legais o clube de Sevilha não pode reemprestá-lo ao Verdão.
No momento, o Palmeiras não tem indicativo de uma movimentação do Barcelona neste sentido, mas não descarta a contratação por completo. Observa a questão e, caso se mantenha a posição da La Liga até o fim da semana, ainda vê Roque como uma possibilidade para a janela de transferências do Mundial – entre 2 e 10 de junho.
É o nome que o clube se propôs a investir para a camisa 9 e não pretende desistir da contratação. Entende, porém, que se trataria de um cenário diferente do atual, sem mais o Real Betis envolvido no processo e com possíveis novos termos na negociação.
Neste momento, o clube não tem um plano B para a posição e aguarda a recuperação de Paulinho, que pode atuar como centroavante.